Compartilhar
Facebook
Twitter
FITOTERAPIA BRASILEIRA
15/12/2018

Data: 15 e 16 de dezembro de 2018
Horario: 8h às 18h
Local: NUTRE BRASIL - Av. Sen. Salgado Filho, 2021 - Lagoa Nova, Natal - RN
Ministrante: Profa. MSc. Maria da Paz F. do Nascimento

Objetivo:
O Curso de Fitoterapia Brasileira tem como objetivo geral oferecer aos profissionais e estudantes de graduação da área da saúde, conhecimento de fitoterapia, para que possam garantir à "população brasileira usuária" o acesso seguro e legal no uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos, promovendo o uso sustentável e correto da biodiversidade.

  Tem por objetivos específicos de:

a) Diferenciar fitoterapia, fitoterápico, plantas medicinais e plantas tóxicas.
b) Conhecer as plantas medicinais mais usadas avaliando sua eficácia, qualidade, segurança, efeitos terapêuticos e adversos, princípios ativos e suas aplicações clínicas de acordo com a legislação vigente..
c) Ampliar as opções terapêuticas com garantia de acesso às plantas medicinais com segurança, eficácia e qualidade.
d) Compreender o impacto das resoluções governamentais da política nacional do Sistema Único de Saúde e recomendações da Organização Mundial de Saúde sobre a fitoterapia no âmbito sanitário, bem como as novas regras de prescrição e seus Decretos.
e) Relacionar a etnobotânica e etnofarmacologia com a real eficácia e os fatores de risco da utilização indiscriminada das plantas medicinais e fitoterápicos.

 Apresentar como os medicamentos fitoterápicos são usados em várias culturas. Discutir sobre como a Pesquisa e investigação científica têm mostrado a importância desta classe de medicamentos. O uso adequado dos fitoterápicos por profissionais prescritores da área da saúde traz benefícios aos pacientes, pois a utilização da dose terapêutica, o conhecimento da ação farmacológica, dos efeitos colaterais e tóxicos desta classe de produtos é fator fundamental para sua correta utilização, com os efeitos esperados.

Público-alvo:
Este curso destina–se aos profissionais da área da Saúde que prescrevem medicamentos fitoterápicos: Nutricionistas, Médicos, Odontólogos, Fisioterapeutas e Veterinários. Aos Farmacêuticos para a Atenção Farmacêutica e no acompanhamento farmacoterápico, aos Enfermeiros para conhecer a correta utilização desta classe de medicamentos. Biomédicos e Biólogos com interesse no assunto.

Programa:

  1- Introdução a Fitoterapia brasileira
2- Botânica Aplicada e Grupos de Substâncias Químicas Vegetais (quimiotaxonomia)
3-  Farmacognosia, Princípios Ativos Vegetais e Tecnologia
4- Estudo e Controle de Qualidade de Plantas Medicinais
5- Pesquisa e Desenvolvimento de Fitoterápicos
6- Fitoterapia no SUS e programas governamentais
7- Legislação de Prescrição
8- interação medicamentosa envolvendo Fitoterápicos

 Cronograma:
Aulas: durante um final de semana:
– Sábado: das 8h às 18h.
– Domingo: das 8h às 18h.
Duração: 2 dias

Carga horária: 20 horas

Certificação:

Certificado será emitido para os inscritos que cumprirem a carga horária com distinção em duas categorias, estudante e profissional. A emissão será dada através da Instituição ESPAÇO TERAPÊUTICO DE TERESÓPOLIS coordenada pelo Prof JEAN RODRIGUES da Cidade de Teresópolis-RJ.

ASSOCIADO ANFARMAG TEM 30% DE DESCONTO APRESENTANDO COMPROVANTE DE ASSOCIADO E MAIS ISENÇÃO DE INSCRIÇÃO SE TROUXER OUTRO PROFISSIONAL.

Inscrições: [email protected]

(pagamentos poderão ser efetuados tanto como depósito bancário ou através de cartão de débito ou crédito.)